terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reunião Replanejamento do FJRJ

No dia 13 de agosto de 2009 na sede do Observatório de Favelas na Maré o Fórum de Juventudes RJ realizou sua reunião de 14 às 17 horas. A pauta principal era um replanejamento do próprio FJRJ para o restante do ano. Participaram da reunião os seguintes grupos : Observatório de Favelas,Cedaps, Enda Brasil,Sobrado Cultural,ODH - Projeto Legal,Escola de Gente,Iser e Jovens Comunidades Adeus e Lins.

A primeira discussão partiu da avaliação dos jovens que fazem parte coordenação executiva e das instituições, que avaliaram que precisávamos de uma nova organização, pois os /as jovens estavam muito sobre carregados e com diversas responsabilidades. Então foi proposto que a partir de agora o Fórum de Juventudes deixa de ter uma coordenação executiva e passa a ter em sua organização, o trabalho realizado por comissões. Começamos a definir estas comissões nesta reunião,mas outras organizações e pessoas podem vir somar-se a estas.
Comissões:

1-Comunicação – Cecip,Vanessa /Iser,Rodrigo/ OF
Objetivos: potencializar o blog e aumentar a visibilidade do FJRJ nas mídias
Endereço blog para postagens: www.forumdajuventude.blogspot.com
2-Mobilização e Diálogo - jovens: Heloíse e Mauro Lima, Stefanea/ Projeto Legal e Fransérgio/Cedaps
Objetivos: realização das reuniões, encontro de galeras e demais atividades.
Neste grupo Frasérgio será o responsável entre e para o diálogo com as instituições do FJRJ e entidades de apoio.
3-Estrutura e Apoio – Felipe Escola de Gente, Renata/ Sobrado Cultural, Samuel/ Enda Brasil
Objetivos: captação de recursos e logística das atividades do FJRJ
4-Articulação Política – Estefanea/Projeto Legal e Renata/Sobrado Cultural
Objetivos: diálogo Conselhos, comissões Alerj,outros movimentos.. .
5-Formação – Marjorie/Sobrado Cultural, Michelle e Rodrigo/Observató rio de Favelas, Fransérgio/Cedaps

Objetivos: formação política dos jovens participantes do FJRJ para qualificar nível de intervenções espaços públicos.

Já saímos como encaminhamento, dois cursos de formação:
1-para jovens mais antigos do FJRJ (O que é PPJ, Controle Social, Conjuntura local,nacional e internacional);
2 - outros aberto sobre Violência e DH

Outros encaminhamentos:
· que as instituições colaboraram com apoio simbólico para constituição de uma caixinha do FJRJ para possibilitar apoios de passagens para jovens com dificuldades de participação nas reuniões e demais atividades.
· Criação de um regimento, carta ou outro nome que queiramos de um instrumento que fale e defina como será as tomas de decisões do FJRJ (consenso e voto)
· Na comissão diálogo, Fransérgio fará contatos com as instituições que não vem participando, com um questionário que tem por objetivo principal levantar o porquê da desmotivação em continuar participando do FJRJ
· Ficou para próxima reunião a retirada dos 02 representantes do FJRJ para fazer a representação no Comitê Municipal da Plataforma dos Centros Urbanos/Unicef que fomos convidados(Comitê responsável por monitorar e discutir todas as metas da Plataforma de 2009 à 2011 com gestores públicos/todas as secretarias, outros fóruns e movimentos)
Informes:
1- semana comemoração aniversário Observatório de Favelas (de 17 à 21 de agosto).Michelle ficou de mandar toda a programação para o FJRJ;
2- reunião dia 18 de agosto do Conselho Estadual de Juventude – 13h30min h no Palong na Superintendência Estadual de Juventude (Av. General Justo,275)
Avaliamos também que a moção que as entidades do FJRJ participantes do Conselho e instituições parceiras construíram conseguiram criar um impacto a nível local, mas também nível nacional.

Nenhum comentário: