terça-feira, 10 de junho de 2008

Encontro de Galeras

O principal objetivo desta atividade é mobilizar jovens de toda área da cidade e do estado do RJ, fortalecendo o protagonismo dos/as jovens destas localidades e também pautar a dificuldade de circulação do/a jovem pela cidade, ou seja, o DIREITO A CIDADE.

Já foram realizados Encontros de Galeras no Complexo da Maré, do Alemão, Campo Grande, Belford Roxo, Centro e Cidade de Deus.

Como surgiu?

O Encontro de Galeras surgiu no ano de 2004 a partir da participação de alguns jovens que moravam na Zona Oeste que em uma das discussões em reunião do FJRJ ficaram indignados com a fala de um técnico de uma ONG dizendo que o /a jovem de hoje não queria participar de espaços como o do FJRJ. Estes questionaram perguntando:

Se você tivesse dinheiro apenas para comprar um pão ou vir participar da reunião que sempre é aqui no Centro da Cidade, o que você faria?
Silêncio, e o jovem continua, tudo é questão de prioridades.Temos que pautar aqui neste espaço do FJRJ,porque não conseguimos mobilizar tantos os /as jovens e não fazer uma avaliação rápida como esta.

Depois deste dia isto virou uma pauta freqüente, e em uma das reuniões, os/as jovens propuseram que as reuniões fossem itinerantes e que as pautas destas fossem propostas pelos jovens da determinada região da cidade. Ficou estabelecido também que o grupo local ficaria responsável pela dinamização da discussão. Outro ponto foi que a palavra reunião não mobilizava e o nome proposto foi Encontro de Galeras.

Nenhum comentário: