sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Eleição Municipal RJ de 2008


Últimas pesquisas para as eleições municipais da cidade do Rio de Janeiro:

Pesquisa Datafolha: A terceira pesquisa do Datafolha na cidade do Rio de Janeiro, e primeira após o início do horário eleitoral gratuito na TV, revela equilíbrio na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (PRB) tem 20% das intenções de voto, Eduardo Paes (PMDB) alcança 17%, e Jandira Feghali (PCdoB) obtém 15%.

A pesquisa de agosto consolida o crescimento de Paes, que há cinqüenta dias (03 e 04 de julho) tinha 9% das intenções de voto, passou para 13% em 23 e 24 de julho, e ganha agora quatro pontos percentuais. Por outro lado, Marcelo Crivella perde cinco pontos percentuais em relação ao mês passado (quando tinha 24%) , enquanto Jandira mantém-se estável.

Compõem um segundo patamar na corrida eleitoral, hoje, quatro candidatos: Gabeira (PV), que alcança 8%, Solange (DEM), que tem 7%, e Chico Alencar (PSOL) e Molon (PT), com 4%, cada. Paulo Ramos (PDT) figura com 1%, enquanto Eduardo Serra (PCB), Filipe Pereira (PSC), Vinícius Cordeiro (PTdoB) e Antonio Carlos (PCO) não atingem essa taxa. Somam 14% os que votariam em branco ou nulo se as eleições fossem hoje, e 9% os que ainda não decidiram como votar.

O Datafolha ouviu 928 eleitores de 16 anos ou mais da cidade do Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de agosto de 2008. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Ibope (nº 20/2008, com margem de erro de 03%, com 805 eleitores entre 12 e 14 de agosto): mostra que o candidato Marcelo Crivella (PRB) subiu cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e, segundo o instituto, está na frente, na corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 28% das intenções de voto.

O candidato Eduardo Paes (PMDB) subiu quatro pontos em relação ao levantamento anterior e tem 12%, segundo o Ibope. Paes e Jandira Feghali (PC do B) estão tecnicamente empatados em segundo lugar, de acordo com o instituto. A candidata do PC do B, que tinha 14% no levantamento anterior, oscilou negativamente três pontos percentuais e tem agora 11%.


Pesquisa do IBPS
(nº RPE 019/2008 no TRE, com margem de erro de 3%, com 1.103 pessoas por telefone, entre os dias 6 e 9 de agosto): mostra que o candidato Marcelo Crivella (PRB) continua na frente na disputa pela prefeitura do Rio, com 20%. Jandira (PCdoB) aparece em segundo lugar, empatada com Eduardo Paes (PMDB), com 16%. Mas no segundo turno, a candidata do PCdoB venceria ambos.

A pesquisa mostra ainda que a rejeição ao nome de Crivella aumentou, passando de 22% para 28%, em comparação com a sondagem feita em julho. Em seguida aparece Gabeira (PV) e Solange Amaral com 14%; Jandira, 11%; e Paes, 10%.


Os outros candidatos apresentaram as seguintes intenções de voto: Gabeira, com 7%; Solange, com 6%; Chico Alencar, com 5%; Alessandro Molon (PT), com 3%; e Paulo Ramos (PDT), com 1%.


Nenhum comentário: