quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Encontro dos(as) jovens com candidatos(as) à prefeitura do Rio

Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro se encontra no dia 2 de setembro com os candidatos à prefeitura do Rio e entregam Agenda de Políticas Públicas de Juventude


Os(as) sete principais candidatos(as) ao cargo de prefeito(a) do Rio de Janeiro foram convidados pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro para um debate com os jovens da cidade.

O debate acontece no dia 2 de setembro, às 17 horas, no auditório do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, 22º andar - Centro).


No evento os jovens entregarão aos candidatos um documento com compromissos e propostas para uma agenda de políticas públicas de juventudes produzida pelos(as) jovens.

A agenda foi produzida durante um Encontro de Galeras organizado pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro em agosto, onde os(as) jovens, a maioria moradores de favelas e periferias da cidade, discutiram quais as políticas públicas que devem ser priorizadas num próximo governo municipal nas áreas de participação política; saúde e sexualidade; gênero; igualdade racial; educação; e segurança.


Compromissos para os quais os(as) jovens apresentarão propostas no documento:

1 - Compromisso na Área de Participação
Garantir escuta, participação e interferência dos(as) jovens na elaboração, execução e monitoramento/ avaliação das políticas públicas de juventude e outras que incluam os(as) jovens (saúde, habitação, esporte, cultura, urbanismo, transporte, educação etc), assegurando condições para efetivar sua participação e o atendimento real de suas demandas.

2 - Compromisso nas Áreas de Saúde e Sexualidade
Fortalecer uma Política Pública de Saúde dos(as) adolescentes e jovens que seja intersetorial e integral e que esteja articulada com as iniciativas e projetos desenvolvidos no interior das comunidades, em especial, por e para adolescentes e jovens.

3 - Compromisso na Área de Igualdade Racial
Fim das práticas discriminatórias presentes na sociedade contra a juventude negra.

4 - Compromissos na Área de Gênero
Enfrentamento da discriminação de gênero.

5 - Compromissos na Área de Educação
Garantir política de educação que atenda os(as) jovens em suas especificidades dentro e fora da escola.

6 - Compromissos nas Áreas de Cultura e Comunicação
Ampliar os meios de comunicação e fomentar a produção cultural, a formação de jovens produtores(as) (comunicação e cultura) através do Fundo de Cultura Municipal e a utilização do espaço da escola também para atividades culturais.

7 - Compromisso nas Áreas de Segurança e Direitos Humanos
Promover a educação em Direitos Humanos articulada ao conceito de Segurança Cidadã.


Nenhum comentário: