quinta-feira, 14 de agosto de 2008

FJRJ discute políticas de juventude para RJ


Plataforma da Juventude aos(às) candidatos(as) à Prefeitura do RJ


O Brasil passa hoje por um momento histórico na consolidação dos direitos da juventude. A recente incorporação de uma instância executiva por parte do governo federal, a criação de um conselho especificamente para interferir na garantia dos direitos dos(as) jovens brasileiros e a promoção de processo de consulta pública sobre o tema (I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude), coloca desafios em nível local. Nas eleições de outubro próximo, os candidatos e as candidatas à Prefeitura do Rio de Janeiro têm a oportunidade de trazer os direitos da juventude para o centro da administração municipal.


O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, em articulação com diversos grupos e entidades de jovens e que trabalham com a juventude*, está realizando encontros durante o mês de agosto de 2008 para discutir os temas que preocupam a população jovem carioca. Desses debates, resultará um documento composto por compromissos e propostas para ser apresentado às mulheres e aos homens que concorrem à Prefeitura da cidade e que estão entre os(as) sete líderes nas pesquisas de opinião. Vale ressaltar que o Fórum de Juventudes vem de um acúmulo de discussões de Políticas Públicas de Juventudes muito grande este ano a partir das Conferências Municipais, Livres e Estaduais, culminando com a Conferência Nacional de Juventude. Isto também servirá de base para construção deste documento que entregaremos a sete homens e mulheres que concorrem a Prefeitura da Cidade do RJ, tendo claro que neste documento caberá apenas o que for de competência do executivo municipal.


As políticas públicas de juventude e todas as ações estatais que de alguma maneira interferem na vida dos(as) jovens no Brasil passam por um momento de ampliação, debate e consolidação e a cidade do Rio de Janeiro precisa ser protagonista do processo de afirmação e garantia dos direitos dos(as) jovens brasileiros(as). Assim sendo, o objetivo desta ação é construir uma agenda de políticas públicas de juventude específica para o município do Rio de Janeiro, dias 02 e 23 de agosto). Janeiromente discutida e proposta por jovensque tenha sido ampla, aberta e democraticamente discutida e proposta diretamente por jovens, garantindo legitimidade às demandas e pertinência com os anseios deste público.


A apresentação deste resultado se dará em evento público, divulgado para a sociedade no dia 02 de setembro de 2008, às 17h. Ao término, convidaremos os(as) candidatos(as) presentes a assinar uma carta de compromisso com políticas públicas de juventude em sua futura gestão caso eleito(a).


02 de setembro de 2008, às 17h
Local:
Clube de Engenharia
(Av. Rio Branco, n° 124 – 22° andar – Centro)


* Fóruns e organizações promotoras:

Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, Fórum de Juventude Negra do Rio de Janeiro, Associação dos Adolescentes e Jovens Trabalhadores do Estado do RJ (AAJT-RJ), AMAMU, BEMFAM, CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora, CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Clube Jovem do Complexo do Alemão, Clube Jovem do Morro dos Prazeres, Companheiros das Américas, Conexão G, Criola, Coisa de Mulher/Núcleo Jovem, enda Brasil, Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, Fase, IMAC – Instituto de Imagem e Cidadania, Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, ISER – Instituto de Estudos da Religião, Jovens em Ação, Movimento de Mulheres de Vila Parque da Cidade, Observatório de Favelas, Organização de Direitos Humanos – Projeto Legal, PROA, PROFEC, Promundo, Raízes em Movimento, Rede de Comunidades Saudáveis do Estado do RJ, Ser Cidadão e Viva Rio.



Nenhum comentário: